A história do Colégio Jesus Maria José de São Miguel do Oeste iniciou na antiga Vila Oeste (como antes era chamado o nosso município) no ano de 1950, a pedido do então Pároco, Pe. Aurélio Canzi, com a finalidade de dirigir o hospital denominado "Sagrado Coração de Jesus".

Em um segundo momento de sua história em São Miguel do Oeste, em 06 de fevereiro de 1959, as irmãs do Instituto Jesus Maria José passaram a atender ao Setor Educacional, e iniciaram a construção do Colégio

Atualmente o Colégio integra uma das unidades da Rede Instituto Jesus Maria José de Educação espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Além de fazer parte da Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José é uma instituição católica que cultiva uma proposta evangelizadora. 

Nossa proposta de ensino é identificada por apresentar uma interconexão depossibilidades de aprendizagens, além de trabalhar com as relações interpessoais pautadas pelos princípios, valores e parceria com as famílias, assim viabilizamos uma construção do conhecimento a serviço da vida e de uma educação humanizadora.

  Nosso projeto de ensino e aprendizagem está pautado no bem comum inspirados nas obras da Sagrada Família de Jesus, no Evangelho e nos Ensinamentos desenhados a lindo toque pela Fundadora do Instituto Rita Amada de Jesus.

 Também consideramos a nova visão de aprendizagem traçado pelo estudo global, dinâmico e crítico, na qual proporciona uma formação dotada de estratégias adequadas, ousadas e criativas para abrir caminhos para o encontro do novo e pela paixão de saber, buscando uma excelência acadêmica.