Natural de Portugal, Rita Lopes de Almeida nasceu no dia 5 de março de 1848, em Ribafeita,Diocese de Viseu. Filha de uma família cristã, ela cresceu em um ambiente que a possibilitou uma profunda vivência batismal.
Leiga comprometida com a evangelização, ela pedia a Deus a graça da própria conversão e fazia tudo o que estava ao seu alcance para a conversão de outros….
Com isso, ao longo dos anos, ela sente o apelo para viver uma vida especial em consagração, junto com um serviço educacional mais estruturado para a prevenção do mal e o apoio às meninas pobres de sua época.
Assim, após muitos anos atuando como leiga engajada e tendo vivenciado uma breve experiência de vida religiosa, Rita, reunida com algumas leigas, assume o estilo próprio da vida religiosa consagrada e, aos 32 anos, seguindo o lema da Sagrada Família de Nazaré, funda o Instituto Jesus Maria José e um colégio.
Em pouco tempo, a atuação do Instituto ampliou-se a outras Dioceses de Portugal.
As dificuldades que Rita enfrentou foram muitas, mas sua confiança inabalável em Deus só crescia e, com isso, ela superou os desafios com fé.
Em Casalmendinho, pequeno povoado de Ribafeita, confortada pelos últimos Sacramentos e em odor de santidade, ela morreu em 6 de janeiro de 1913, aos 65 anos.
Declarada pelo Papa João Paulo II Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia, ela foi beatificada no dia 28 de maio de 2006.
Hoje, Rita Lopes de Almeida é conhecida como Rita Amada de Jesus.
Atualmente, o Instituto Jesus Maria José promove a Causa de Canonização pedindo a Deus a grande benção de ver reconhecida pela Igreja nossa Santa Fundadora, Rita Lopes de Almeida, Madre Rita.