As irmãs Jesus Maria José chegaram à Água Boa-MT no ano 1987e trabalhavam-nos diversos setores de pastoral junto à comunidade. Inicialmente, no prédio do Colégio, funcionava o centro de Promoção Humana e Social sob a direção das religiosas da referida associação visando o acolhimento e formação de Jovens que buscavam um lugar onde se fixarem.

Em 1993, a pedido da comunidade as irmãs iniciaram em Água Boa um estabelecimento de ensino onde a educação acontecesse de modo integral procurando auxiliar as famílias e a sociedade na sua formação. Iniciou-se, então, a Escola com a Educação Infantil. Em 1995, teve início o Ensino Fundamental com a implantação da 1ª Série e, gradativamente, as séries seguintes.
aluna.png

O que fazer com os filhos em casa?

O que fazer com os filhos durante o recesso escolar? Este artigo traz 5 estratégias que irão facilitar a sua vida dentro desse novo paradigma. Confira!

Após casos registrados pelo mundo todo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, em março de 2020, que vivemos uma pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e anunciou algumas medidas para conter a disseminação do vírus, dentre elas o isolamento social.

A epidemia global trouxe prejuízo não somente para a saúde pública, mas também para toda a rotina da população: comércios foram fechados, compromissos desmarcados, aulas canceladas e boa parte das pessoas precisou se isolar em casa, em quarentena.

Apesar do isolamento ser uma prática nobre, solidária e extremamente necessária em um momento como esse, ficar em casa compulsoriamente pode desorganizar toda a rotina dos membros da casa, principalmente para quem tem filhos.

Com as aulas suspensas, além de todos os cuidados e medidas recomendadas pela OMS, muitos pais se viram com um novo desafio: o que fazer com os filhos agora que ficarão em casa? Algumas escolas optaram por antecipar as férias, já outras vão continuar enviando atividades para que os estudos continuem à distância. Independentemente de qual é a situação, a pergunta permanece. Portanto, se este é o seu caso, buscamos trazer neste artigo algumas estratégias que possam te auxiliar nesse período.

Organize um cronograma

O primeiro passo para lidar com os filhos em recesso escolar é organizar um cronograma de atividades. Seja para lazer, estudo ou tarefas da casa, crianças e jovens precisam de rotina, portanto, reserve um tempo para sentar com seus filhos e decidam qual será o planejamento da semana.

Uma ideia é montar uma tabela ou planilha que possa ficar visível para todos e pedir que seus filhos participem na construção. Faça uma lista de todas as atividades que precisam ser organizadas na semana: alimentação, sono, higiene, organização, lazer e estudos. Comece definindo as atividades que já fazem parte da rotina da criança, como o horário de acordar, de tomar banho, comer, dormir, estudar e brincar. Em seguida, acrescente as novas atividades que deverão ocupar o tempo livre do recesso escolar, como horário de estudo das atividades propostas pela escola.

Muito importante também definir um horário para o uso dos eletrônicos, principalmente se seu filho for adolescente. Decidir em conjunto com os filhos é muito importante, mas lembre-se: são os pais quem devem dar o direcionamento, além de monitorar o cumprimento dos horários. Combinar previamente algumas recompensas pelo cumprimento do cronograma, como por exemplo, um tempo maior de lazer livre, pode ser também muito benéfico para a manutenção da rotina.

Proponha atividades em família

Agora que temos um cronograma, é muito importante propor também atividades em família. Aproveite a oportunidade de estar mais tempo com os filhos para participar de atividades que antes não conseguia se envolver tanto, como brincar junto, contar histórias ou fazer uma sessão de cinema em casa.

Esse pode ser, também, um ótimo momento para organizar aquilo que a família se comprometeu a fazer, mas acabou deixando de lado, como por exemplo, arrumar as gavetas, separar roupas e brinquedos para doação, etc.

Leia também: Como atividades artísticas em casa ajudam no desenvolvimento infantil? 

Além disso, com o recesso escolar, muitas famílias precisarão fazer as refeições em casa. A refeição é um momento propício para gerar atividades que envolvam crianças e jovens: os pequenos podem ajudar na escolha do cardápio e até mesmo com alguns preparos simples, como separar e misturar ingredientes, enquanto que os maiores podem auxiliar na montagem da mesa e alguns preparos mais elaborados.

Auxilie nos estudos

Com toda essa situação, uma das maiores preocupações das famílias é em relação ao andamento do aprendizado dos filhos. Muitas escolas estão propondo atividades para serem realizadas em casa pelos alunos neste período de recesso, no entanto, para que não haja prejuízo no desenvolvimento das atividades, muitas contarão com o apoio dos pais nesse momento. Mais do que definir um cronograma de estudos, as famílias precisarão acompanhar ativamente as atividades propostas pela escola, orientar e monitorar a execução das mesmas.

Por isso, busque saber quais as orientações da escola, confira a agenda do seu filho, disponha de um local adequado na casa para os estudos – com boa iluminação e sem distrações – e reserve um momento do dia para acompanhar o estudo e auxiliar no que for necessário.

Leia também: Dever de casa: saiba como ajudar o seu filho nessa hora! 

Mais do que nunca, a parceria família-escola se fará muito necessária. Lembre-se de qual o objetivo em comum dessas duas instituições: o bom desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança e do adolescente.

Brinque mais

O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil e, com a correria e a seriedade da vida adulta, muitos pais acabam deixando essa função de lado. Em momento de recesso escolar, se a família não propuser brincadeiras em casa, parte importante do desenvolvimento ficará defasado para a criança. Por isso, organize na rotina com os filhos o momento da brincadeira, seja da brincadeira dirigida (ou seja, com propósito de desenvolver habilidades da criança, como coordenação motora, leitura, linguagem, socialização, etc), seja da brincadeira livre, para se expressar e se divertir.

Na medida do possível, incentive brincadeiras que não precisem de eletrônicos e aproveite a situação para estar mais presente com os filhos, mesmo com os mais velhos, para que tenham momentos saudáveis de lazer e ausência de preocupações.

Cuide da saúde física e mental

Por último, é importante lembrar do motivo de estarmos reclusos. É um momento de cuidado coletivo, em que precisamos também fazer a nossa parte dentro da família para contribuir com a não proliferação do vírus. Por isso, estabeleça rotina de higiene, como lavar as mãos antes e depois de todas as atividades propostas, manter os ambientes arejados e ventilados, intensificar a limpeza da casa – aproveitando as sugestões de organização da rotina citadas anteriormente – e evitar contato físico, principalmente se houver pessoas idosas na casa. Se seus filhos forem pequenos, explique de maneira simples que a situação é temporária e que, se todos colaborarem, logo poderão se abraçar e beijar normalmente.

Além disso, é muito importante cuidar da saúde mental. Em momentos como esse, somos bombardeados por notícias alarmantes, e ficar em casa com uma rotina completamente diferenciada e sem contato com o mundo externo pode nos deixar ansiosos ou entediados. Por isso, evite o contato com informações sensacionalistas, exercite o pensamento crítico para filtrar possíveis notícias falsas que provocam mais ansiedade e reserve apenas um momento do dia para se atualizar das informações. Cuide de você para cuidar dos seus, e não hesite em pedir ajuda quando necessário.

Encare o momento como uma oportunidade de se conectar consigo e com a família, bem como para rever alguns costumes familiares, criando hábitos mais saudáveis que possam inclusive perdurar quando a rotina se restabelecer.