Há vinte anos anos foi fundado em Goiânia o Colégio Jesus Maria José. Fruto dos anseios da comunidade local, e pertencente à Rede Jesus Maria José de Educação, o colégio cresceu e se solidificou. Hoje é instituição reconhecida e respeitada. A tradição de seu trabalho se expressa em ações de contemporaneidade e olhar promissor para o futuro.

Percussor de grandes ideias e realizações o colégio vive hoje seu momento de afirmação da identidade educacional. É responsável pela efetivação de um trabalho sério e ético, pautado na legitimação de valores cristãos e em uma ação educativa de qualidade que respeita a unidade e a diversidade, de maneira solidária e fraterna.
aluna.png

Coronavírus e ensino a distância: conheça as 10 recomendações da ONU

Saiba quais são as principais recomendações da ONU a respeito do ensino a distância em relação ao isolamento social e o coronavírus.

Algumas escolas, estudantes e familiares foram surpreendidos pela forma como a pandemia do novo coronavírus desencadeou tão rapidamente a necessidade do ensino a distância. A princípio, muitos pensavam que seria apenas um recesso escolar, não é mesmo?

Mas, à medida que o isolamento social se mostrou uma das ferramentas mais eficientes para o combate à doença, as instituições de ensino e seus profissionais não se furtaram a contribuir para a solução. Agora, também agem rápido para garantir a efetividade do ensino a distância.

Neste post, trazemos as recomendações da ONU sobre essa forma de ensino e outras dúvidas fundamentais do modelo. Confira.

Ensino a distância durante o isolamento social e seus desafios

O processo de modernização do ensino já era uma realidade para grande parte das instituições, mas a urgência de adaptar integralmente o cronograma e as atividades escolares para o ambiente virtual trouxe novos desafios para os gestores escolares.

A Legislação vigente foi ajustada em caráter emergencial, a obrigatoriedade da carga horária de 800 horas foi suspensa para este ano de 2020 e alguns estados já aprovaram que parte das aulas online seja contabilizada como dias letivos.

Mas, se por um lado, elas estão de acordo com as leis vigentes, por outro, ainda encaram desafios como:

• qualidade e velocidade da internet do Brasil e individualmente, dos pacotes utilizados em domicílio pelos alunos;
  • transmissão simultânea para muitos alunos, sobrecarregando as plataformas de ensino online;
  • autonomia e manutenção da atenção dos alunos no ambiente virtual, que estão ficando entediados com a falta de rotina e atividades fora de casa;
  • necessidade do acompanhamento dos familiares durante as atividades para alunos que ainda não estão alfabetizados ou, mesmo, familiarizados com o computador como ferramenta.

Então, como lidar com esses e os demais desafios que ainda vão aparecer? A Organização das Nações Unidas (ONU) tem algumas recomendações.

10 recomendações da ONU sobre o modelo de ensino a distância

Para as instituições de ensino que estão preparando ou já colocaram algumas atividades no ambiente online, as recomendações da Unesco, agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, devem fazer parte de suas diretrizes. Entre suas ponderações, estão:

1. considere a melhor ferramenta para a oferta do ensino, de acordo com a resposta dos alunos;
  2. tenha certeza de que o programa de ensino online é inclusivo, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente e com a mesma experiência de aprendizagem;
  3. tenha atenção à segurança e proteção de dados;
  4. dê mais foco às dinâmicas socioemocionais e psicossociais;
  5. organize o calendário;
  6. ofereça apoio e capacitação aos educadores e familiares para o uso de tecnologias digitais;
  7. faça abordagens de aprendizado diferenciadas, mas limitando o número de aplicações para que não sobrecarregue a infraestrutura tecnológica do ambiente doméstico;
  8. crie regras que ajudem a avaliar o processo de aprendizagem dos alunos;
  9. defina o tempo de aprendizado de acordo com a habilidade dos alunos, principalmente considerando a capacidade de concentração nas atividades;
  10. crie comunidades e estimule conexões entre os alunos, oferecendo temáticas da escola para que eles mantenham os relacionamentos do ambiente escolar.

É possível que muitos familiares estejam receosos sobre o aprendizado dos seus filhos nessa modalidade, mas é importante lembrar que as gerações mais novas já nasceram em um mundo com grande oferta de tecnologia, ou seja, isso faz parte do cotidiano delas e pode vir a ser um incentivo a mais.

A pandemia da COVID-19 desencadeou um momento de tensão, que cobra que a sociedade se esforce nos cuidados de forma coletiva. Ao mesmo tempo, é uma situação que pede novas reflexões e posicionamentos das pessoas e instituições de ensino.

Não é clichê dizer que nada será como antes, afinal de contas, a chegada do novo coronavírus acelerou a necessidade de adequar as rotinas e os processos de ensino de forma mais recorrente.