Há vinte anos anos foi fundado em Goiânia o Colégio Jesus Maria José. Fruto dos anseios da comunidade local, e pertencente à Rede Jesus Maria José de Educação, o colégio cresceu e se solidificou. Hoje é instituição reconhecida e respeitada. A tradição de seu trabalho se expressa em ações de contemporaneidade e olhar promissor para o futuro.

Percussor de grandes ideias e realizações o colégio vive hoje seu momento de afirmação da identidade educacional. É responsável pela efetivação de um trabalho sério e ético, pautado na legitimação de valores cristãos e em uma ação educativa de qualidade que respeita a unidade e a diversidade, de maneira solidária e fraterna.
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Ensino a distância: como se adaptar a essa nova realidade?

Entenda a importância da implementação do ensino à distância nas instituições e como elas podem oferecer aulas de qualidade nesse formato.

Como estratégia de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus, a Unesco e outros órgãos de relevância global nas áreas de ciência, tecnologia e educação recomendaram a suspensão das atividades educativas presenciais por tempo indeterminado, bem como a adoção de técnicas de ensino a distância.

A atualização das diretrizes tem por intuito não somente garantir o direito à saúde de crianças e adolescentes, do Brasil e do mundo, mas também o direito à educação. Em outras palavras, a utilização dos recursos tecnológicos é um meio de evitar a interrupção das aulas e o consequente impacto negativo sobre o processo de aprendizagem de milhões de estudantes.

Vale enfatizar que a crise sanitária causada pela Covid-19 tornou o EaD uma realidade mais abrangente, no entanto, essa modalidade já vinha se apresentando como uma forte tendência para a educação. Mais do que nunca, portanto, gestores e educadores devem se dedicar a compreender seu funcionamento, potencialidades e os desafios de sua implementação.

Quer saber como preparar a sua instituição para oferecer essa modalidade de ensino com qualidade? Então, acompanhe este post!

Qual a diferença entre ensino remoto e ensino a distância?       

Antes de mais nada é preciso efetuar uma distinção entre o ensino remoto e o ensino a distância — pois, ainda que pareçam se referir à mesma coisa, na prática eles são bem diferentes.

A necessidade do isolamento social, decorrente da situação de pandemia, estabeleceu o fechamento temporário de escolas do mundo todo. Para minimizar os prejuízos no aprendizado dos estudantes, optou-se pelo prosseguimento do calendário letivo por meio de aulas remotas. Porém, a decisão revelou, por fim, inúmeros desafios das instituições para lidar com essa forma de ensino.

Isso acontece, em grande medida, porque não basta o acesso à internet — lembrando que esse acesso é restrito para muitas pessoas — para que os professores consigam, de fato, ensinar e os estudantes, aprender.

É exatamente nesse ponto que o EaD se diferencia, uma vez que é uma modalidade inteiramente concebida para ser realizada a distância. Planejamento, plataformas direcionadas, professores qualificados, métodos e técnicas pedagógicas adequadas são alguns dos componentes que tornam o seu processo de ensino e aprendizagem concreto e eficaz.

O ensino remoto, mesmo que tenha levado à ampliação do uso das ferramentas digitais para fins pedagógicos, é uma medida emergencial e uma condição provisória. Contudo, é inegável que o ensino a distância é uma grande tendência para o futuro, visto que, nos últimos anos, a procura por ele cresceu de maneira expressiva.

Os fatores que explicam o aumento dessa demanda podem ser resumidos em uma única palavra: economia. Isso não significa que as pessoas que recorrem ao EaD não prezam pela qualidade do ensino que é ofertado, muito pelo contrário. Por essa razão, as instituições precisam estar capacitadas para proporcionar o melhor aos seus alunos!

Como adaptar a minha escola a essa nova realidade? 

Conforme dito, as escolas tiveram que correr contra o tempo para, neste momento, viabilizar o ensino remoto. As dificuldades são inúmeras, uma vez que o ensino a distância não é uma mera transposição das aulas presenciais para o meio virtual e, como tal, exige um planejamento para a sua implementação.

Se bem estruturado, o EaD pode ser muito benéfico para os alunos e tão satisfatório, em termos de aprendizagem, quanto o ensino presencial. Do limão podemos fazer uma limonada, isto é, dessa situação de emergência podemos aprender a lidar melhor com a tecnologia e a fazer uso dos recursos disponíveis.

Abaixo, trazemos algumas dicas para aperfeiçoar o ensino a distância de sua instituição e torná-la preparada para o presente e para o futuro. Confira!

Defina os objetivos 

O primeiro e mais importante passo de qualquer planejamento é definir os objetivos, ou seja, saber onde se quer chegar. Traçar metas colabora para a organização do calendário, escolha dos métodos e técnicas mais apropriados e também para a avaliação posterior — que, por sua vez, é essencial para estabelecer parâmetros e passos futuros.

Adquira uma plataforma 

Opte pelas melhores ferramentas e plataformas digitais direcionadas para fins educativos, assegurando-se de que elas atendem às possibilidades tecnológicas de todos os estudantes e docentes. Vale conferir o sistema de segurança e proteção de dados que essas plataformas de comunicação online oferecem.

Capacite os professores 

Os professores são peças-chave do processo de ensino e aprendizagem, portanto, eles precisam estar incluídos e treinados para atuar com desenvoltura e eficiência no meio digital. Promova cursos de capacitação para que eles aprendam sobre as metodologias de ensino a distância, assim como ofereça condições de trabalho justas.

Alinhe os conteúdos 

O espírito crítico e a capacidade de responder aos problemas do seu tempo são duas competências muito esperadas dos estudantes de hoje. Assim, oportunize conteúdos que os façam refletir sobre o momento em que vivem, sobre quais são as potencialidades e responsabilidades de sua geração. Se possível, trabalhem com temas interdisciplinares.

Selecione materiais adequados

Para que o aprendizado aconteça, importam tanto os conteúdos quanto os meios pelos quais os estudantes têm acesso a ele. Dessa forma, selecione materiais apropriados à nova realidade. Mescle textos com materiais audiovisuais, utilize filmes, podcasts, canais de YouTube, aplicativos, games etc. como instrumentos didáticos e pedagógicos.

Defina a duração das aulas        

As aulas por videoconferência são comprovadamente mais cansativas. Especialistas afirmam que a capacidade de concentração de crianças e jovens é diminuída quando assistem aulas por meio de telas de celular ou de computador. Tendo isso em vista, crie roteiros mais compactos e complemente com outras atividades. A duração recomendada é de 20 minutos para ensino primário e 40 minutos para o secundário.